JARDIM BOTÂNICO - RIO DE JANEIRO

ARQUITETURA PÚBLICA E DE PAISAGISMO
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos mais importantes centros mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. Fundado há mais de 200 anos para abrigar a fábrica de pólvora do Império e um jardim para aclimatação de espécies vegetais estrangeiras, atualmente, restam apenas o portal, a casa dos pilões e o aqueduto em funcionamento, que abastece todo o Jardim Botânico com água do Rio dos Macacos.
Na área contígua ao aqueduto, ao pé da mata atlântica e com vista para o Cristo Redentor, projetamos um grande jardim para abrigar um labirinto verde, uma área para espécies em extinção e um espaço de descanso. O design do jardim reflete os tempos atuais, sem destoar do traçado original. Utilizando a linearidade do aqueduto como base, traçamos eixos perpendiculares e radiais que moldam o labirinto e demais áreas de contemplação e repouso, destacando-se também a estrutura de pilaretes e cabos de aço para sustentação das plantas trepadeiras.
O grande muro que delimita o jardim exterior foi revestido com placas de concreto, formando um painel em alusão a Athos Bulcão. Próximo ao eixo principal, encontramos um jardim que abriga espécies raras e ameaçadas de extinção. Ao final desse eixo, um café envidraçado parece flutuar sobre o espelho d'água, dialogando com áreas arborizadas e espaços de recreação infantil. Uma rampa conduz os visitantes a um caminho com ponte sobre um riacho, proporcionando vistas panorâmicas do jardim, da floresta da Tijuca e do Cristo Redentor. A implantação promove uma comunicação efetiva e integração gradual dos espaço
LOCALIZAÇÃO
Rio de Janeiro, Brasil
ANO
2022
AUTORES
Cláudio Resmini
Bernardo Zortea
COAUTOR
Bruno Amaral
EQUIPE DE PROJETO
Cláudio Resmini
Bernardo Zortea
Bruno Amaral
Alexia Fric
PAISAGISMO
Ursula Hernández
Andrea Baran























